• ESTE ANO AO CONSIGNAR, PODE GANHAR!
  • Testes Covid-19

Outras áreas de apoio

Outras áreas de apoio:

Programa Mais Feliz

 

Programa Mais Feliz 

Programa Mais Feliz 

Programa nacional de intervenção social junto das pessoas mais vulneráveis, capacitando-as para um processo de mudança/reestruturação dos seus projectos de vida e prestando a ajuda humanitária necessária (com alimentos, medicamentos, vestuário/calçado, pagamento de luz/água/gás, entre outros), dependendo dos recursos deste programa disponíveis a nível local.

Apoio social

  • Encaminhamento para organizações parceiras adequadas, principalmente, nos casos de saúde, habitação, educação, emprego, direitos e deveres sociais;
  • Apoio jurídico (dentro e fora do tribunal): regulação de responsabilidades parentais, reduções de penhora de vencimentos, divórcios, entre outros;
  • Apoio na renegociação de dívidas e créditos: ajudar a ajustar o orçamento familiar mensal aos compromissos financeiros; sessões individuais ou em grupo, gestão do orçamento familiar (literacia financeira).

Apoio económico

  • Saúde: apoio para medicamentos;
  • Necessidades essenciais: alimentos, produtos de higiene, água, luz e gás;
  • Necessidade de electrodomésticos: fogão, aquecedor, frigorífico, etc.;
  • Necessidades educativas: material escolar e manuais.

 

Banco de Ajudas Técnicas

 

Banco de Ajudas Técnicas

Aluguer de equipamentos de ajuda à mobilidade ou conforto para promover maior autonomia, tais como:

  • Canadianas;
  • Cadeiras de rodas;
  • Andarilhos;
  • Cadeirão de Relax;
  • Cadeira Sanitária;
  • Camas articuladas. 

 

Bebé Feliz

 

Bebé Feliz

Bebé FelizEste projeto acompanha mães grávidas e com crianças até aos dois anos de idade em situação de vulnerabilidade social. Este projeto presta apoio na atribuição de produtos pré-natais e neonatais, acompanhamento psicossocial às famílias e desenvolve formações direcionadas para a reajustamento financeiro, preparação para o parto, competências parentais, entre outras. Tendo sido apoiado em 2016 pelo Fundo IKEA Colabora, atualmente em fase de reestruturação. 

https://www.hipersuper.pt/2015/07/01/projeto-bebe-feliz-da-cruz-vermelha-recebe-fundo-ikea-colabora/

 

Ponto Vermelho

 

Lojas Sociais 

Ponto VermelhoA Loja Social é uma resposta social solidária, de intervenção e emergência na área social, abrangendo o concelho de Gondomar e de Valongo, estando uma localizada na Cruz Vermelha Portuguesa na Sede em Baguim do Monte, e outra no Mercado em Ermesinde, cujo objetivo é suprimir as necessidades das famílias, através da recolha de bens usados ou novos, doados por particulares e/ou empresas. Tendo como principais destinatários a população de Gondomar e Valongo que se encontrem numa situação de maior vulnerabilidade social e/ou carência económica, entre outros. Estando aberta ao público em geral, nesta fase de pandemia apenas atendemos as famílias que nos sejam referenciadas por outros serviços sociais e dos projetos inerentes à entidade gestora da mesma.

 

CAFAP - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

 

CAFAP - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (Resposta com licenciamento a aguardar possibilidade de financiamento)

O CAFAP surge da necessidade de promover, no concelho de Gondomar, um serviço de apoio especializado, diferenciado e de qualidade, complementar aos serviços existentes na comunidade e na própria Cruz Vermelha Portuguesa Gondomar-Valongo. Tem ainda como objetivo atuar no âmbito da intervenção social de apoio á família e da prevenção do risco e consequente institucionalização de crianças e jovens. A intervenção do CAFAP segue as orientações da legislação em vigor. Assim, são objetivos gerais do CAFAP:

a) Prevenir situações de risco e de perigo através da promoção do exercício de uma parentalidade positiva;

b) Avaliar as dinâmicas de risco e proteção das famílias e as possibilidades de mudança;

c) Desenvolver competências parentais, pessoais e sociais que permitam a melhoria do desempenho da função parental;

d) Capacitar as famílias promovendo e reforçando dinâmicas relacionais de qualidade e rotinas quotidianas;

e) Potenciar a melhoria das interações familiares;

f) Atenuar a influência de fatores de risco nas famílias, prevenindo situações de separação das crianças e jovens do seu meio natural de vida;

g) Aumentar a capacidade de resiliência familiar e individual;

h) Favorecer a reintegração da criança ou do jovem em meio familiar;

i) Reforçar a qualidade das relações da família com a comunidade, bem como identificar recursos e respetivas formas de acesso. São objetivos específicos do CAFAP:

a) Avaliar e trabalhar as competências das famílias ao nível dos cuidados básicos aos menores: alimentação, higiene, saúde e educação bem como trabalhar as competências a nível familiar, de forma a promover o funcionamento positivo de uma família;

b) Aumentar as competências parentais e familiares facilitadoras de um desenvolvimento positivo das crianças e jovens, através de uma abordagem integrada dos recursos sociais da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) Delegação de Gondomar/Valongo e da comunidade;

c) Fortalecer o envolvimento das famílias na promoção do seu desenvolvimento global, aumentando a sensibilidade das famílias para com a criança nomeadamente no que diz respeito à importância da motivação, da estimulação e do acompanhamento no percurso escolar;

d) Promover e valorizar a família;

e) Promover a responsabilização e a autonomia dos pais na Educação/formação das crianças e jovens;

f) Aumentar a qualidade das relações afetivas dentro da família;

g) Aumentar os processos de resiliência individual e familiar;

h) Promover a mediação entre famílias;

i) Aumentar o envolvimento da comunidade na proteção das crianças e jovens;

j) Promover o estudo e a avaliação de famílias em risco psicossocial;

k) Prevenir problemas de adaptação física, psicológica e social futura das crianças/jovens;

l) Prevenir situações de perigo;

m) Promover a satisfação das necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais das crianças/jovens;

n) Promover a inserção/reinserção das crianças/jovens no meio familiar;

o) Apoiar o menor e a família para evitar o retorno á institucionalização;

p) Evitar ruturas que possam levar a institucionalização.

Resposta com Licenciamento do Funcionamento do Estabelecimento de Apoio Social (40|2016) a aguardar possibilidade de financiamento.

 

Migrantes e Refugiados

 

Migrantes e Refugiados

Como entidade responsável pelo acolhimento e integração de refugiados, a Cruz Vermelha Portuguesa tem vindo, desde 2015, a alojar cidadãos requerentes de proteção internacional de várias nacionalidades, apoiando os seus processos de integração.

Este serviço é prestado no âmbito do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração, coordenado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e dos Programas de Recolocação e Reinstalação de Refugiados.

No âmbito da parceria com o ACM – Alto Comissariado para as Migrações, a Cruz Vermelha Portuguesa Gondomar-Valongo no âmbito do Programa de Reinstalação de Refugiados recebeu a primeira família em janeiro de 2019 proveniente da Grécia e prepara-se para receber uma nova família proveniente da Turquia.

Desde meados de 2019 tem realizado um trabalho de parceria com a Segurança Social – Porto, apoiando no acompanhamento e processo de integração de migrantes e refugiados requerentes de proteção internacional em Portugal.

 

Academia de Dança New Dance Project

 

New Dance Project

Academia de Dança New Dance Projet New Dance Project surgiu formalmente em 2008 mas resulta de um percurso bem anterior iniciado por Pedro Araújo e Joana Carvalho. Responsáveis pelo projeto, e com extensa formação na área da dança ao nível nacional e internacional, atualmente dirigem e lecionam a Academia de Artes " New Dance Project" de Gondomar-Valongo Joana Carvalho e Inês Torres onde a mesma é constituida por 4 escalões a partir dos 6 anos de idade ( NDP Kids, NDP Little Ones, NDP Pro e NDP Mummys).

Com participações em vários eventos e projetos, desde vídeos e animação de eventos à participação em campeonatos e exibições de dança - em 2012 ficam em 2º lugar no campeonato de Free Dance Style da Promofitness.  Em 2016 passam às semifinais do "Hip Hop International Portugal" considerado o maior evento de dança urbana de Portugal.

New Dance Project pretende marcar o seu lugar no mundo da dança pelos valores basilares de humildade, diversão, dedicação e amor à cultura distinguindo-se assim pela sua criatividade e mensagem que pretendem passar enquanto grupo de dança e atualmente encontram-se com as inscrições abertas.

Para efetuar a sua inscrição dirija-se às instalações da CVP Gondomar-Valongo e/ou através do seguinte link.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_f0jn-WsNFodFB9DhIzDnlym4wwC5he7RHJy7RAB7iluE1Q/viewform?fbclid=IwAR0VAtq1V2iY790UtvWu1piOLW67IoYMedFjV6gVSdQiKp1bOvjRrv_2Uec

 

Aluguer de Espaços/Salas

 

Aluguer de Espaços/Salas

Aluguer do espaço para:

  • Festas de aniversário;
  • Reuniões;
  • Assembleias;
  • Formação;
  • Entre outros.

10€ por hora 

Contacto910 400 453

 

Água Solidária Cruz Vermelha

 

Água Solidária Cruz Vermelha 

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lançou uma Água Solidária, disponível a nível nacional na rede de grandes superfícies, pequeno comércio e também na Rede de Estruturas Locais da CVP, que resultou de uma parceria com a empresa de produtos alimentares Grande Porto SA.

As receitas provenientes da Água Solidária serão canalizadas para a atividade humanitária da instituição, nomeadamente para projetos diferenciados de cariz social, como por exemplo, numa primeira fase, para apoio à construção da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Gondomar-Valongo da CVP foi a grande impulsionadora da criação da “Água Solidária CVP”.

Esta água, com uma marca mundialmente reconhecida, um nome que torna transparente a missão da Instituição que representa. O centro de logística e distribuição da Água Solidária da Cruz Vermelha, dentro da Rede CVP, é na CVP Gondomar-Valongo.

A Água solidária CVP está devidamente certificada e é de reconhecida qualidade.

Para encomendar:

CVP Gondomar-Valongo: Rua Padre Domingos Baião, 166
4435-764 Baguim do Monte
Telemóvel: 933 311 616
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

APIC - Apoio Psicológico e Intervenção em Crise

 

APIC - Apoio Psicológico e Intervenção em Crise

APIC - Apoio Psicológico e Intervenção em CriseEquipa especializada de intervenção psicossocial em situações de crise, emergência e catástrofe com o objetivo de intervir no impacto dos incidentes críticos e prevenir os relacionados com o trauma.

Powered by jms multisite for joomla