Conheça aqui os nossos projetos:
Projeto Escolhas Vi(r)agem-E7G
Vi(r)agem-E7G
O Programa Escolhas foi criado no ano de 2001 pela Resolução do Conselho de Ministros (RCM) nº9/2001, tendo como missão promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, especificamente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos/as. O Projeto Vi(r)agem-E7G foi pensado com o objetivo de diminuir o abandono e absentismo escolar, promovendo o desenvolvimento de atividades para minimizar o insucesso e abandono escolar, apoio à procura de emprego, orientação e encaminhamento para formação profissional, dinamização de atividades no âmbito da cidadania bem como, uma maior corresponsabilização e aquisição de competências por parte dos/as representantes legais no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens a seu cargo. Tendo como principais destinatários/as crianças e jovens entre os 6 e 24 anos, residentes na freguesia de Baguim do Monte, concelho de Gondomar, que apresentem e/ou se verifique a possibilidade de desenvolver comportamentos desviantes, tais como: absentismo escolar, ausência de escolaridade mínima obrigatória, sujeição a medidas tutelares educativas e a medidas de promoção e proteção. Assim, os/as representantes legais para além de beneficiários/as de intervenção direta da equipa multidisciplinar numa lógica de corresponsabilização no processo de desenvolvimento pessoal e social do público-alvo, são um agente fulcral na alteração de atitudes, comportamentos e valores.
Projeto Escolhas Vi(r)agem-E8G
Vi(r)agem-E8G
O Projeto Vi(r)agem-E8G terá como principais destinatários/as crianças e jovens, entre os 6 e os 25 anos, provenientes da freguesia de Baguim do Monte, concelho de Gondomar, que se encontrem em situação de insucesso, absentismo ou abandono escolar, em situação de desemprego e trabalho precário ou mesmo em desocupação (nomeadamente jovens NEET), que se encontrem expostos e/ou com comportamentos desviantes, que sejam vítimas de quaisquer formas de violência e/ou discriminação e que estejam sujeitos a medidas de promoção e proteção ou tutelares educativas. Tendo como ideia central a envolvência de crianças e jovens, familiares e da comunidade envolvente do território de abrangência, prevendo-se alcançar 220 beneficiários dos quais 60 serão participantes diretos, através de um vasto número de atividades promotoras de aquisição de competências, nomeadamente:
- Espaço Aprendizagem Nível I - Espaço Aprendizagem Nível II - Espaço Pais - Espaço Aprendizagem Nível I - Espaço Aprendizagem Nível II - Espaço Pais - Espaço (Re) Criar - Espaço Dança - Espaço Teatro - Espaço Desporto - Espaço Cuidado Pessoal - Espaço CID - Centro de Inclusão Digital - Espaço Saúde - Espaço Cidadania em Contexto Escolar - Espaço "E Agora?" - Espaço Roteiros - Espaço " À Conversa com...." |
Com a participação das crianças, jovens, familiares e outros da comunidade envolvente, pretende-se uma maior informação sobre o contexto atual da sociedade e sobre os direitos e deveres de cidadania, havendo também o sentimento de responsabilidade sobre a condição atual, implicação na mudança para uma outra condição futura. Também com esta capacitação, considera-se o consequente aumento da motivação e melhoria dos resultados escolares. Tendo em conta a situação pandémica decorrente ainda de momento, mantém-se a necessidade de readaptação das ações direcionando-as para o Mundo Digital, desenvolvendo a literacia e a aquisição de competências neste âmbito. No sentido do cumprimento desta missão e baseando na intervenção realizada no âmbito das anteriores gerações, o Projeto Vi(r)agem-E8G desenvolverá:
- Medida I - visando contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, bem como para a formação, a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências, designadamente digitais.
- Medida III - que visa contribuir para a promoção da saúde, da prática desportiva e da participação em atividades artísticas e culturais, bem como o desenvolvimento de outras atividades de educação não formal, permitindo o desenvolvimento pessoal e social dos/as participantes e o aprofundamento de direitos e deveres cívicos e comunitários.
https://www.facebook.com/viRagemE8G
Estrutura de Atendimento à Vítima “Silêncio Quebrado”
Estrutura de Atendimento à Vítima - "Silêncio Quebrado"
A Estrutura de Atendimento à Vítima da Delegação de Gondomar/ Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa “Silêncio Quebrado” conta desde o dia 1 de Setembro de 2016 com a parceria e o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e da Comissão para a Cidadania e Igualdade (CIG) no âmbito do seu funcionamento, prestando um serviço público de atendimento e acompanhamento de vítimas, cumprindo as regras de enquadramento destas situações de forma a assegurar a confidencialidade, o eficaz acolhimento e encaminhamento das diferentes situações.
Esta estrutura tem como objetivos gerais:
- Apoio Psicossocial / Intervenção em Crise;
- Apoio Psicológico;
- Apoio Social;
- Informação jurídica;
- Grupo de Ajuda Mútua;
- Encaminhamento e transporte para respostas de acolhimento;
- Acompanhamento da vítima a diligências processuais;
- Formação a públicos estratégicos;
- Ações de sensibilização e formação;
- Linha de aconselhamento a vítimas de violência doméstica disponível 24h/dia – 910401054;
CLDS 4
CLDS 4 - Contratos Locais de Desenvolvimento Social
O projeto “Gondomar 3D – Dinamizar, Desenvolver e Democratizar” pretende Dinamizar o associativismo local, defende um modelo de Desenvolvimento sustentável que reduza as desigualdades e a pobreza e procurará praticar e disseminar métodos e processos de Democracia participativa. Desenvolve-se em linhas estratégicas que procuram responder às necessidades do território, potenciando e integrando os planos de desenvolvimento autárquico, através dos seguintes eixos de intervenção:
EIXO 1 – EMPREGO, FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
EIXO 2 – INTERVENÇÃO FAMILIAR E PARENTAL, PREVENTIVA DA POBREZA INFANTIL
O projeto “Gondomar 3D – Dinamizar, Desenvolver e Democratizar” tem como Entidades Locais Executoras de Ações:
- Junta de Freguesia de Rio Tinto;
- Pista Mágica – Escola de Voluntariado;
- Cruz Vermelha Portuguesa Gondomar – Valongo – Responsável pela dinamização da atividade “Saber +”.
SIAS
SIAS
O SIAS é um serviço de intervenção e acompanhamento de situações de vulnerabilidade, exclusão e emergência social, que abrange todo o território dos Concelhos de Gondomar e de Valongo. Tem como principal objetivo informar, aconselhar e encaminhar os/as utentes, para respostas, serviços e apoios sociais adequados, após avaliação socioeconómica dos/as mesmos/as. Este serviço é responsável pela avaliação e gestão da distribuição de apoios em produtos alimentícios, em produtos de higiene pessoal e habitacional, em vestuário, mobiliário e/ou outros, bem como pela Farmácia Social.
Programa de Respostas Integradas em Valongo “Cruzar Caminhos”
Programa de Respostas Integradas em Valongo “Cruzar Caminhos”
O PRI intervém no concelho de Valongo desde 2 de junho de 2018 e o seu principal objetivo é a reinserção de pessoas com Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD) no seu meio social, profissional e familiar.
O Cruzar Caminhos trata-se de um Projeto de cariz comunitário que enraíza a sua intervenção junto da comunidade e desenvolve as seguintes ações:
- Atendimento e Acompanhamento Psicossocial;
- Visitas Domiciliárias;
- Sessões de Aquisição/Desenvolvimento/Treino de Competências Pessoais, Sociais e Parentais;
- Informa-te Workshops – Sensibilização/informação;
- Orientação Vocacional;
- Ativa-te com o PRI – Atividades Educativas – Culturais/Lúdico-Pedagógicas;
- Oficina de Restauro – Treino de Competências Pré-profissionais;
- Aconselhamento Jurídico;
- Mediação Social;
- Satisfação das Necessidades Básicas;
https://www.facebook.com/CruzarCaminhos
Cruza Caminhos Connosco!