• ESTE ANO AO CONSIGNAR, PODE GANHAR!
  • Testes Covid-19

Apoio social

Conheça aqui os nossos projetos:

 

Projeto Escolhas Vi(r)agem

  

Vi(r)agem-E8G

 Projeto Vi(r)agem

O Projeto Vi(r)agem-E8G terá como principais destinatários/as crianças e jovens, entre os 6 e os 25 anos, provenientes da freguesia de Baguim do Monte, concelho de Gondomar, que se encontrem em situação de insucesso, absentismo ou abandono escolar, em situação de desemprego e trabalho precário ou mesmo em desocupação (nomeadamente jovens NEET), que se encontrem expostos e/ou com comportamentos desviantes, que sejam vítimas de quaisquer formas de violência e/ou discriminação e que estejam sujeitos a medidas de promoção e proteção ou tutelares educativas. Tendo como ideia central a envolvência de crianças e jovens, familiares e da comunidade envolvente do território de abrangência, prevendo-se alcançar 220 beneficiários dos quais 60 serão participantes diretos, através de um vasto número de atividades promotoras de aquisição de competências, nomeadamente:

- Espaço Aprendizagem Nível I

- Espaço Aprendizagem Nível II

- Espaço Pais

- Espaço Aprendizagem Nível I

- Espaço Aprendizagem Nível II

- Espaço Pais

- Espaço (Re) Criar

- Espaço Dança

- Espaço Teatro

- Espaço Desporto

- Espaço Cuidado Pessoal

- Espaço CID - Centro de Inclusão Digital

- Espaço Saúde

- Espaço Cidadania em Contexto Escolar

- Espaço "E Agora?"

- Espaço Roteiros

- Espaço " À Conversa com...."

 Com a participação das crianças, jovens, familiares e outros da comunidade envolvente, pretende-se uma maior informação sobre o contexto atual da sociedade e sobre os direitos e deveres de cidadania, havendo também o sentimento de responsabilidade sobre a condição atual, implicação na mudança para uma outra condição futura. Também com esta capacitação, considera-se o consequente aumento da motivação e melhoria dos resultados escolares. Tendo em conta a situação pandémica decorrente ainda de momento, mantém-se a necessidade de readaptação das ações direcionando-as para o Mundo Digital, desenvolvendo a literacia e a aquisição de competências neste âmbito. No sentido do cumprimento desta missão e baseando na intervenção realizada no âmbito das anteriores gerações, o Projeto Vi(r)agem-E8G desenvolverá:

- Medida I - visando contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, bem como para a formação, a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências, designadamente digitais.

- Medida III - que visa contribuir para a promoção da saúde, da prática desportiva e da participação em atividades artísticas e culturais, bem como o desenvolvimento de outras atividades de educação não formal, permitindo o desenvolvimento pessoal e social dos/as participantes e o aprofundamento de direitos e deveres cívicos e comunitários.

 

Estrutura de Atendimento à Vítima “Silêncio Quebrado”

 

Estrutura de Atendimento à Vítima  - "Silêncio Quebrado"

Estrutura de Atendimento à Vítima  - "Silêncio Quebrado"A Estrutura de Atendimento à Vítima da Delegação de Gondomar/ Valongo da Cruz Vermelha Portuguesa “Silêncio Quebrado” conta desde o dia 1 de Setembro de 2016 com a parceria e o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e da Comissão para a Cidadania e Igualdade (CIG) no âmbito do seu funcionamento, prestando um serviço público de atendimento e acompanhamento de vítimas, cumprindo as regras de enquadramento destas situações de forma a assegurar a confidencialidade, o eficaz acolhimento e encaminhamento das diferentes situações.

 

Esta estrutura tem como objetivos gerais: 

  • Apoio Psicossocial / Intervenção em Crise;
  • Apoio Psicológico; 
  • Apoio Social; 
  • Informação jurídica; 
  • Grupo de Ajuda Mútua;
  • Encaminhamento e transporte para respostas de acolhimento; 
  • Acompanhamento da vítima a diligências processuais; 
  • Formação a públicos estratégicos;
  • Ações de sensibilização e formação;
  • Linha de aconselhamento a vítimas de violência doméstica disponível 24h/dia – 910401054;

 

CLDS 4

 

CLDS 4 - Contratos Locais de Desenvolvimento Social 

CLDS 4 - Contratos Locais de Desenvolvimento Social O projeto “Gondomar 3D – Dinamizar, Desenvolver e Democratizar” pretende Dinamizar o associativismo local, defende um modelo de Desenvolvimento sustentável que reduza as desigualdades e a pobreza e procurará praticar e disseminar métodos e processos de Democracia participativa. Desenvolve-se em linhas estratégicas que procuram responder às necessidades do território, potenciando e integrando os planos de desenvolvimento autárquico, através dos seguintes eixos de intervenção:

EIXO 1 – EMPREGO, FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

EIXO 2 – INTERVENÇÃO FAMILIAR E PARENTAL, PREVENTIVA DA POBREZA INFANTIL

O projeto “Gondomar 3D – Dinamizar, Desenvolver e Democratizar” tem como Entidades Locais Executoras de Ações:

- Junta de Freguesia de Rio Tinto;

- Pista Mágica – Escola de Voluntariado;

- Cruz Vermelha Portuguesa Gondomar – Valongo – Responsável pela dinamização da atividade “Saber +”.

 

SIAS

 

SIAS

SIASO SIAS é um serviço de intervenção e acompanhamento de situações de vulnerabilidade, exclusão e emergência social, que abrange todo o território dos Concelhos de Gondomar e de Valongo. Tem como principal objetivo informar, aconselhar e encaminhar os/as utentes, para respostas, serviços e apoios sociais adequados, após avaliação socioeconómica dos/as mesmos/as. Este serviço é responsável pela avaliação e gestão da distribuição de apoios em produtos alimentícios, em produtos de higiene pessoal e habitacional, em vestuário, mobiliário e/ou outros, bem como pela Farmácia Social.

 

 

Programa de Respostas Integradas em Valongo “Cruzar Caminhos”

 

Programa de Respostas Integradas em Valongo “Cruzar Caminhos”

Programa de Respostas Integradas em Valongo “Cruzar Caminhos”O PRI de Valongo teve início em junho do ano de 2018, e tem a duração de 24 meses tal como está previsto no decreto lei 27/2013 no artigo 4º. O mesmo programa é financiado pelo SICAD tal como está expresso no artigo 5º da mesma lei. Os Programas de Respostas Integradas são alvo de processo de candidatura, que são apreciados, selecionados e promovidos pelos SICAD, tal como está expresso no artigo 6º do decreto lei 27/2013.

Cruza Caminhos Connosco!

Powered by jms multisite for joomla